Página seguinte
Página anterior
Índice
O mantenedor da fonte para ftape é Claus Heine
<claus@momo.math.rwth-aachen.de>. Ele tem uma página de rede em
http://samuel.math.rwth-aachen.de/~LBFM/claus/ftape/ftape-page.html.
Se você tiver problemas ou perguntas sobre o ftape, tente enviá-los para os grupos de notícias linux.dev.tape . Este é um grupo Usenet que espelha o tráfego na lista de correspondência linux-tape@vger.rutger.edu (ver
Seguindo o desenvolvimento do controlador abaixo). É recomendado que o grupo de notícias seja usado mais que a lista de correspondência, pois a máquina vger está sobrecarregada com a carga das listas de correspondência Linux.
Eu uso ftape (é o meu único meio de cópia de segurança da minha caixa Linux:-)). Eu tenho um pouco de receio de recomendar o tipo de hardware a comprar. Eu uso um Iomega Ditto Tape Insider 3200 que parece funcionar bem para mim, mas nem tentarei dizer para que você não compre qualquer outra coisa. Veja a seção
Unidades de fitas suportadas e a seção
Controladores de fita não suportados para uma lista de dispositivos suportados e não suportados.
Você deveria tentar enviar um resumo de seus problemas e suas soluções, depois que você o tenha funcionando, mesmo que você o tenha funcionando apenas parcialmente. Por favor envie-me também uma cópia (<kjj@pobox.com> ) de sua solução ou envie-a para o grupo de notícias linux.dev.tape para que eu possa acrescentar ao COMO FAZER.
Geralmente eu leio minha correspondência várias vezes por semana, e tento responder a todas. Mas não posso garantir que responderei imediatamente. Habitualmente eu leio os grupos de notícias (linux.dev.tape e o kernel list).
Se você receber isto como parte de uma distribuição impressa ou num CD-ROM, por favor verifique
the Linux Documentation home page ou ftp para
ftp://sunsite.unc.edu:/pub/Linux/doc/HOWTO para ver se existe uma versão mais recente. Isto pode potencialmente evitar muitos problemas.
Se você me enviar um email, por favor inclua a linha ftape na linha de assunto. Isto certamente ajudará para que a correspondência não seja inadvertidamente enterrada.
ftape é um programa de controle que controla várias unidades de fita de baixo custo que se conectam ao controlador de disquete.
ftape não é um programa de cópia de segurança como tal; é um dispositivo que permite que você use a unidade de fita (exatamente como o dispositivo SoundBlaster 16 permite que você use sua placa de som) através dos arquivos /dev/[n]rft[0-3] .
ftape foi originariamente escrito por Bas Laarhoven <bas@vimec.nl> , com ``uma pequena ajuda de meus amigos'' para separar o negócio de ECC (Código de Correção de Erro). ftape é registrado por Bas sob a Licença Pública Geral, GNU que basicamente diz: ''siga em frente e compartilhe isto com o mundo, só não proíba outras pessoas de copiá-lo mais adiante''.
ftape é bastante estável e tem sido assim há algum tempo. É suficientemente seguro para cópias de segurança críticas (mas é sempre uma boa idéia verificar suas cópias de segurança, para que você não tenha uma surpresa desagradável algum dia).
ftape suporta dispositivos que conformam-se aos padrões QIC-117 e um do QIC-80, QIC-40, QIC-3010, e QIC-3020.
ftape não suporta nem as unidades de fita QIC-02, IDE (ATAPI), nem SCSI. Os dispositivos SCSI são acessados como /dev/[n]st[0-7] e são suportados pelo kernel através dos dispositivos SCSI. Se você procurar ajuda nas unidades de fita SCSI, você deve ler o SCSI-COMO FAZER .
As unidades de fita ATAPI são suportadas pelo kernel desde o 1.3.46.
Veja a seção
Unidades de fitas suportadas e
Controladores de fita não suportados para uma lista de dispositivos suportados e não suportados.
Página seguinte
Página anterior
Índice
|