(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

590. O comando ether

ethernet,comando,ether Na sua forma mais genérica, parece assim:

ether=IRQ,BASE_ADDR,PARAM_1,PARAM_2,NAME

Todos os argumentos são opcionais. O primeiro argumento não numérico é tomado como o NOME.

IRQ: Óbvio. Um valor IRQ de `0' (usualmente o padrão) significa autoIRQ. É um acidente histórico que a configuração IRQ é primeira antes de base_addr isto será consertado quando alguma outra coisa mudar.

BASE_ADDR: Também óbvio. Um valor de `0' (usualmente o padrão) significa detectar um tipo de lista de endereço específico de placa para uma placa ethernet.

PARAM_1: Foi originariamente usado como um valor sobrescrito para o início da memória para uma placa ether de memória compartilhada, como o WD80*3. Alguns programas de controle usam os baixos de 4 bits deste valor para estabelecer o nível de mensagem de depuração. 0 -- padrão, 1-7 -- nível 1..7, (7 é o máximo de nível de detalhamento) 8 -- nível 0 (nenhuma mensagem). Também, o programa de controle LANCE usa os baixos de 4 bits deste valor para selecionar o canal DMA. Senão ele usa o auto-DMA.

PARAM_2: O programa de controle 3c503 usa isto para selecionar entre os transceptores internos e externos. 0 -- padrão/interno, 1 -- AUI externo. A placa Cabletron E21XX também usa o PARAM_2 baixo de 4 bits para selecionar a saída de meio. Caso contrário ele detecta automaticamente.

NAME:

Seleciona o dispositivo de rede os valores atribuídos. O padrão kernel usa os nomes `eth0', `eth1', `eth2' e `eth3' para as placas ether para barramento anexado, e `atp0' para porta paralela de placa de rede ethernet de bolso. O programa de controle arcnet usa `arc0' como seu nome. O padrão é para uma única placa ether a ser testada como `eth0'. Placas múltiplas só podem ser capacitadas pela configuração explícita de seu endereço de base usando estes parâmetros LILO. O kernel 1.0 tem placas ether baseadas em LANCE como um caso especial. Os argumentos da LILO são ignorados, e as placas LANCE são sempre designadas com os nomes `eth<n>' começando com `eth0'. Placas Ether adicionais não-LANCE devem ser explicitamente designadas para `eth<n+1>', e o habitual teste `eth0' incapacitado com alguma coisa como `ether=0,-1,eth0' (sim, isto é um defeito).


Página seguinte Página anterior Índice