s i s t e m a o p e r a c i o n a l m a g n u x l i n u x | ~/ · documentação · suporte · sobre |
Página seguinte
Página anterior
Índice
308. Configurando o XFree86
308.1 Configuração NormalConfigurar o XFree86 corretamente para seu mouse, teclado, monitor e placa de vídeo costumava ser algo similar a magia negra, exigindo programação manual intensa de um arquivo de configuração complexo. Não é mais assim: a sub-versão 3.2/3.3 tornou o processo quase trivial. Tudo que se faz é iniciar o programa Este programa depende do fato de que todos os novos hardwares de PC hoje em dia vêm com monitores EGA/VGA habilitados. Ele chama com freqüência o servidor VGA16 e usa-o para apresentar o X num modo 640x480, ou seja um denominador comum mais baixo. Então ele roda um programa interativo que leva o usuário através de uma série de cinco painéis de configuração -- mouse, teclado, placa (vídeo), monitor, e `outros' (opções do servidor misturadas). O processo todo é completamente indolor. (Se você estiver executando um Linux Red Hat ou Conectiva Linux, pode-se ter ainda um programa diferente chamado Um ponto menos importante para se ter em mente é que, se você for como a maioria das pessoas usando um PC atual, seu teclado é realmente aquele que o XF86Setup chama de ` PC de 102 teclas genérico (internacional)', ao invés do padrão `PC de 101 teclas genérico'. Caso se escolha o padrão (101), o grupo de teclas na extrema direita de seu teclado (teclado numérico e companhia) pode parar de funcionar. Caso não se tenha certeza sobre o tipo do monitor, pode-se tentar os disponíveis. Examine do alto até embaixo (escolhas mais altas envolvem velocidades mais baixas e são menos exigentes com o hardware). Desista caso se obtenha figura seriamente distorcidas. Distorções menores (figuras levemente grandes, levemente pequenas ou levemente descentralizadas) não são problema, pois se terá a chance de corrigi-las imediatamente no modo de sintonia fina. E, quando o programa apresentar O XF86Config pode supor que seu dispositivo do mouse está em /dev/mouse. Caso isto não funcione, deve-se criar uma ligação de /dev/mouse para o arquivo /dev/ca[01] que o mouse esteja utilizando. Caso o XFree86 apresente um erro de "mouse ocupado" quando o gpm estiver rodando, deve-se estabelecer a ligação com /dev/ttyS[01]. O processo de configuração opera selecionando um servidor correspondente para o tipo geral da placa de vídeo (como Em versões mais antigas do XFree86, o
308.2 Defeitos Mecânicos
Ocasionalmente algo não estará certo quando se iniciar o Servidor X. Isto é quase sempre causado por um problema no arquivo de configuração. Geralmente, os valores de tempos do monitor estão desligados, ou a velocidade da placa de vídeo está configurada incorretamente. Problemas menores podem ser consertados com Caso o mostrador pareça girar ou as margens estejam confusas, esta é uma indicação clara que os valores dos tempos do monitor ou a velocidade indicada estão errados. Certifique-se também que se está especificando corretamente o chipset da placa de vídeo, bem como as outras opções para a seção Se tudo o mais falhar, tente iniciar o X `` simples '', ou seja, use um comando como:
Pode-se então interromper o Servidor X (usando a combinação de teclas Lembre-se que se pode usar Verifique também o tamanho/controle dos deslocamentos verticais e horizontais no seu monitor. Em muitos casos é necessário ajustá-las ao se iniciar o X. Por exemplo, se o mostrador parecer estar levemente deslocado para um lado, você pode corrigir isto usando os controles do monitor. O grupo de notícias da USENET
308.3 Configuração PadrãoSerá necessário configurar manualmente o X para se obter um ótimo desempenho caso o monitor puder suportar 1600x1200 - a maior resolução suportada pelo XF86Setup é 1280x1024. Caso se queira configurar manualmente o vídeo por esta ou qualquer outra razão, veja como fazê-lo no COMO FAZER XFree86 Video Timings da LDP, http://metalab.unc.edu/LDP/HOWTO/XFree86-Video-Timings-HOWTO.html (esta é a versão atualizada do arquivo HTML do 'Videomodes.doc' da XFree86).
308.4 Usando Cores de 16 bits
Por padrão, o X usa profundidade de cor igual a 8 bits disponibilizando 256 cores. Para eliminar esta restrição, muitos aplicativos definem seus próprios mapas de cores, resultando em saltos de cores repentinos quando o cursor se move entre as duas janelas, cada uma tenha um mapa de cor próprio diferente da outra. O navegador WWW Arena tem esta característica. Caso se queira usar aplicativos gráficos avançados, 256 cores podem não ser suficientes. Devendo-se usar profundidade de cores de 16 bits (65.536 cores). Mas cuidado, nem todos os aplicativos funcionarão com cores de 16 bits. Pode-se usar uma profundidade de cor de 16 bits com 65K cores diferentes simplesmente iniciando o X com o seguinte parâmetro:
startx -- -bpp 16 ou colocando:
exec X :0 -bpp 16 no arquivo .xServerrc. Para que isto funcione, porém, é necessário ter uma seção screen no arquivo XF86Config com o seguinte conteúdo:
DefaultColorDepth 16 Caso se esteja utilizando o xdm, pode ser necessário mudar o arquivo XServers que está provavelmente localizado em /etc/X11/xdm/. Uma configuração típica tem apenas uma linha não comentada, que é algo assim:
:0 local /usr/X11R6/bin/X Acrescenta-se -bpp 16 às opções de iniciação:
:0 local /usr/X11R6/bin/X -bpp 16 Será necessário também acrescentar à seção 'screen' da configuração X um item Display com um valor de profundidade de 16. Geralmente pode-se apenas duplicar a seção de Display de 8 bits e mudar o campo Profundidade. Mais cores fazem a placa de vídeo transferir mais dados durante o mesmo tempo. Se a placa de vídeo não suportar, então, ou a resolução ou o índice de atualização tem que ser reduzido. Por padrão, o Xfree reduz a resolução. Caso se queira manter a resolução e reduzir o índice de atualização, é necessária a inserção de uma linha Modelo apropriada no arquivo XF86Config que defina aquela resolução com um índice de atualização mais baixo. Por exemplo, pode-se substituir o antigo valor:
por:
Os números mágicos 75 e 65 são as velocidades respectivas que se encontram reportadas pelo X em seu arquivo .X.err. Consulte o arquivo de monitores na documentação XF86 para linha Modelo adequada ao índice máximo de velocidade que a placa de vídeo pode suportar numa profundidade de cor de 16 bits.
Página seguinte Página anterior Índice |