(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Next Previous Contents

6. Compartilhando um disco Linux com máquinas Windows

Como mostrado no exemplo de smb.conf acima, compartilhar drives Linux com usuários Windows é fácil. Contudo, como tudo no Samba, você pode controlar coisas em um alto grau. Aqui são alguns exemplos:

Para compartilhar um diretório com o público, crie uma cópia da seção [tmp] anterior e adicione algo como neste smb.conf:


[public]
   comment = Area Publica
   path = /home/public
   public = yes
   writable = yes
   printable = no

Para fazer com que o diretório acima possa ser lido pelo público (todos), mas somente gravável pelos membros do grupo staff, modifique as entradas como abaixo:


[public]
   comment = Public Stuff
   path = /home/public
   public = yes
   writable = yes
   printable = no
   write list = @staff

Normalmente é assim fácil; você agora deve estar habilitado a iniciar o Samba e visualizar os compartilhamentos de um PC com Windows. Contudo, a Microsoft recentemente tornou a vida um pouco mais difícil para quem usa Samba. O Windows 98, Windows NT (service pack 3 ou posterior) e as últimas versões do Windows 95 agora usam senhas criptografadas como padrão. O Samba usa senhas não criptografadas por padrão. Você não pode visualizar servidores quando o cliente ou o servidor estão usando senhas criptografadas, porque a conexão não pode ser feita anonimamente.

Você pode dizer se tem uma diferença de tipo de senhas entre o cliente e o servidor, se quando você tentar se conectar a um compartilhamento você vir uma caixa de diálogo que mostra algo como "Você não tem permissão para acessar esta conta nesta máquina.

Você também pode configurar o seu servidor Samba para usar senhas criptografadas, ou configurar suas máquinas Windows para usar senhas não criptografadas.

Para fazer o Windows trabalhar com senhas criptografadas:

Windows 95/98 =============

Usando o editor do registro (regedit), crie a seguinte chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\VxD\VNETSUP Adicione um novo valor DWORD: Value Name: EnablePlainTextPassword Data: 0x01.

Windows NT ==========

Usando o editor do registro (regedit), crie a seguinte chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\Rdr\Parameters Adicione um novo valor DWORD:

Value Name: EnablePlainTextPassword Data: 0x01

Uma vez que as alterações no registro tenham sido feitas, reinicie a máquina Windows e tente mapear um drive de rede no servidor Samba de novo. Isto deve funcionar, já que o servidor Samba está usando senhas não criptografadas.

Para configurar o Samba para usar senhas criptografadas:

Na seção [global] do /etc/smb.conf, adicione as seguintes linhas:


encrypt passwords = yes
smb passwd file = /etc/smbpasswd

Você é altamente encorajado a ler os arquivos ENCRYPTION.txt, Win95.txt e WinNT.txt na documentação do Samba antes de fazer isso.

Se seus clientes e seu servidor estão usando senhas criptografadas, você não será capaz de visualizar compartilhamentos no servidor até que uma conexão inicial tenha sido feita com a autenticação apropriada. Para conseguir a conexão inicial, entre o nome do compartilhamento manualmente no Gerenciador de Arquivos ou na caixa de diálogo do Explorer, na forma '\\<hostname>\<nomedocompartilhamento>'. Registre-se no servidor com um nome de usuário e senha que lhe são válidos.

Se você suspeita que seu serviço de nomes NetBIOS não está corretamente configurado (talvés porque você tenha obtido erros 'host not found' ao tentar se conectar), tente usar somente o endereço IP do servidor: '\\<endereçoIPdoservidor>\<nomedocompatilhamento>'.

Para que o nome dos arquivos apareçam corretamente, você pode precisar configurar algumas opções na seção de compartilhamento apropriada. Estas funcionam para clientes Windows 85/98/NT, mas podem precisar ser modificadas se você tem clientes Windows 3.x:


    ; Mangle case = yes aparentemente fornece os nomes de arquivo corretos para Win95/98/NT
    mangle case = yes
    ; Se o samba deve diferenciar maiúsculas e minúsculas quando procurando por arquivos
    case sensitive = no

    ; Padrão de letras maiúsculas ou minúsculas para quando os arquivos são criados
    default case = lower

    ; Preservar maiúsculas e minúsculas para todos os nomes de arquivo
    preserve case = yes

    ; Preservar maiúsculas e minúsculas para nomes DOS (8.3)
    short preserve case = no

Para outros truques com compartilhamento de drives, veja a documentação do Samba, ou suas páginas man.


interfaces = 192.168.1.1/24

Observação: O número depois da / é uma referência a máscara de sub-rede. "24" é o valor a usar para uma rede Classe C não segmentada. Para mais informações sobre cálculo de sub-redes, você pode visitar http://www.ziplink.net/~ralphb/IPSubnet/index.html.

Há muito mais configurações no Samba, mas isto é apenas para iniciar você. Se você quiser fazer algo mais avançado, eu lhe recomendaria o site Web do Samba, mencionado acima.


Next Previous Contents