(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

189. Interligação da Empresa com Linux

Em certas situações é necessário, para a infraestrura de rede, possuir mecanismos próprios para garantir a disponibilidade da rede próxima de 100% do tempo. Algumas técnicas relacionadas estão descritas nas seções seguintes. A maioria do seguinte material pode ser encontrado nos seguintes excelentes sites Linux: http://linas.org/linux/index.html and in the Linux High-Availability HOWTO

189.1 Alta Disponibilidade

A redundância é utilizada para prevenir o sistema de Tecnologia de Informação global (Information Technology – IT)de possuir pontos de falha. Um servidor com apenas uma placa de rede, ou um único disco SCSI, tem dois pontos singulares de falha. O objetivo é mascarar “blecautes” não planejados dos usuários, de forma a permitir que eles continuem a trabalhar rápidamente. O “software” de alta disponibilidade é um conjunto de scripts e de ferramentas que, automáticamente, monitoram e detectam falhas, tomando as providências apropriadas para restaurar a operação normal e para notificar os administradores de sistema.

189.2 Vetor Redundante de Discos Baratos (Redundant Array of Inexpensive Disks – RAID)

RAID, um acrônimo de Redundant Array of Inexpensive Disks, é um método pelo qual a informação é espalhada através de vários discos, usando técnicas tais como laminagem de discos (RAID nível 0), o espelhamento de disco (RAID nível 1) para obter redundância, baixa latência e/ou maiores bandas para leitura e/ou escrita, e recuperabilidade de falhas de discos. Foram definidas seis diferentes tipos de configurações RAID. Existem três tipos de opções de solução RAID dispon;iveis para usuários Linux: RAID através de “software”, equipamentos de discos externos, e controladores de disco RAID.

  • ”Software” para RAID: O RAID através de puro “software” implementa os vários tipos de níveis RAID no código do disco de núcleo(block device).
  • Soluções externas de DASD : DASD (Dispositivos de Armazenagem de Acesso Direto - Direct Access Storage Device) são equipamentos separados que vem com seu próprio suprimento de energia, provêem um gabinete/chassis para alojar os discos, e parecem para o Linux como um outro dispositivo SCSI. De várias formas/ oferecem a mais robusta solução RAID.
  • Controladoras de Disco RAID: Controladores de Disco são placas que são inseridas em um slot ISA/EISA/PCI. Exatamente como placas controladoras de discos comuns, um cabo as conecta aos discos magnéticos. Diferentemente das controladoras de discos, as controladoras RAID implementarão o RAID na placa própriamente dita, executando todas as operações necessárias para prover os diferentes níveis RAID.

Como Fazer relacionados:

RAID em linas.org:

189.3 Interconexão redundante

Tomada de Controle do endereço IP (IP Address Takeover - IPAT). Quando uma placa de rede falha, o seu endereço IP deve ser tomado por uma outra placa de rede , no mesmo nó, ou em outro nó. A posse de um endereço MAC: quando ocorre o controle de posse de um IP, deve-se assegurar que todos os nós da rede atualizem seus caches ARP (mapeamento entre endereços IP e MAC).

Veja o Como Fazer de Alta Disponibilidade para maiores detalhes: http://metalab.unc.edu/pub/Linux/ALPHA/linux-ha/High- Availability-HOWTO.html


Página seguinte Página anterior Índice