(M)  s i s t e m a   o p e r a c i o n a l   m a g n u x   l i n u x ~/ · documentação · suporte · sobre

  Página seguinte Página anterior Índice

79. Introdução

Os circuitos responsáveis pelo relógio nas placas mães dos PCs ( e igualmente em estações de trabalho ) são notoriamente inexatos. O Linux provê uma maneira simples para corrigir isto em um programa, fazendo com que o relógio seja *muito* preciso mesmo sem uma fonte de tempo externa. Porém, a maioria das pessoas parece não saber a respeito disso, por razões deste tipo:

  1. Não é mencionado na maioria das documentações de ``como configurar o Linux'', e seria difícil configurar automaticamente durante a instalação ( embora teoricamente não seja impossível se você tem um modem ).
  2. Se você der uma olhada no ``man clock'', irá obter o clock(3), mas não é isto que se quer ( tente ``man 8 clock'' ).
  3. Parece que a maioria das pessoas não se importa com a hora.
  4. Os poucos que se importam, frequentemente usam o pacote xntpd da louie.udel.edu para fazer a sincronia com uma fonte externa ( como um servidor de hora ou um rádio relógio ).

Este mini-COMO FAZER descreve uma abordagem de baixo nível técnico. Se não estiver interessado neste tipo de informação, recomendo que se perda algum tempo em http://www.eecis.udel.edu/~ntp/ que inclui todos os tipos de coisas interessantes, incluindo informações completas sobre xntpd e links para NIST e USNO ( tenho mais alguns comentários sobre o xntpd no fim deste documento ).

Nota

Se você usa mais de um SO na sua máquina, deve-se deixar apenas um deles reiniciar o relógio da CMOS, a fim de evitar confusões. Se você usa freqüentemente tanto Linux como Windows na mesma máquina, pode-se usar alguns programas gratuitos de relógio ( siga os links da URL acima ).


Página seguinte Página anterior Índice