s i s t e m a o p e r a c i o n a l m a g n u x l i n u x | ~/ · documentação · suporte · sobre |
Página seguinte
Página anterior
Índice
73. Como os profissionais fazem issoÉ possível perceber que os discos de inicialização das maiores distribuições, tais como Conectiva Linux, Red Hat, Slackware ou Debian, parecem ser mais sofisticados do que o descrito neste documento. Discos de inicialização de distribuições profissionais são baseados nos mesmos princípios aqui descritos, mas empregam alguns detalhes adicionais, uma vez que devem atender a um número maior de sistemas e situações. Inicialmente, eles devem ser capazes de funcionar com uma grande variedade de hardwares, sendo necessário então interagir com o usuário e carregar diversos arquivos de dispositivos. Segundo, eles devem ser preparados para trabalhar com diversas opções de instalação, com diferentes níveis de automação. Finalmente, distribuições normalmente combinam funcionalidades de instalação e emergências. Alguns discos de inicialização contém uma funcionalidade chamada initrd (disco em memória inicial).
Esta funcionalidade foi introduzida com a versão 2.0.X e provê grande flexibilidade, permitindo que o kernel seja carregado em duas fases. Quando o kernel é inicializado, ele inicialmente carrega uma imagem do disco em memória a partir do disquete de inicialização. O disco em memória inicial é um sistema de arquivos raiz contendo um programa que é executado antes que o raiz verdadeiro seja carregado. Este programa normalmente inspeciona o ambiente e solicita que o usuário selecione entre diversas opções de inicialização, tais como o real dispositivo que deve ser utilizado para a carga do sistema de arquivos raiz. Tipicamente ele carrega módulos adicionais não incluídos no kernel. Quando o programa inicial termina, o kernel carrega o raiz original e o processo de inicialização continua normalmente. Para maiores informações sobre o As informações a seguir são um resumo dos discos de instalação de cada uma das distribuições, baseado na inspeção de seus sistemas de arquivos e dos códigos fontes. Não podemos garantir a exata acuidade das informações aqui descritas, ou se elas forem alteradas em novas versões.
Slackware (v.3.1) usa uma inicialização similar a um LILO descrito na seção
Transferindo o kernel com o LILO. O disco de inicialização do Slackware apresenta uma mensagem (`` RedHat (v.4.0) também utiliza a inicialização do LILO. Ele carrega um disco em memória compactado a partir do primeiro disco, o qual executa um programa Debian (v.1.3) é provavelmente o mais sofisticado disco de instalação. Ele utiliza o carregador SYSLINUX para permitir várias opções de inicialização, usando então uma imagem do
Página seguinte Página anterior Índice |